quinta-feira, 15 de junho de 2017

Dia da Energia

Decidimos realizar no dia 13 de junho um conjunto de atividades subordinadas ao tema da energia, as quais envolveram cerca de 100 alunos, do 6º, 7º e 8º anos.

Convidamos algumas associações ligadas ao ambiente, de âmbito  regional e local, das quais compareceram António Costa, do Movimento Cívico Ar Puro - Rio Maior,  José Louza, Presidente da Direção da Associação Eco-Cartaxo-Movimento Alternativo e Ecologista e Gustavo Faria, da Associação Greenvolt.

Gustavo Faria apresentou o exemplo das ações praticadas pela associação que veio representar, a Greenvolt, a qual se dedica à realização de workshops e demonstrações com tecnologia para o aproveitamento de energias renováveis. Mostrou como um simples saco de água de cor preta pode ser uma forma de aquecer a água do duche, o que muito surpreendeu a maior parte dos alunos.



Gustavo faria surpreende alunos com o poder da energia solar.

  António Costa e José Louza abordaram um pouco da história da produção da energia, das várias fontes possíveis, confrontando a espectacular, mas perigosa, expansão das energias fósseis, por oposição às energias renováveis, de baixo impacto, desde sempre usadas pelo homem, referindo ainda a natureza e perigos da energia nuclear e os impactos das barragens, entre outros aspectos.



                              Jose Louza (à esquerda) e António Costa (à direita). 





Por fim, realizou-se mais uma refeição solar para os convidados, utilizando os fornos solares da nossa escola, nos quais cozinhamos um estufado vegetariano, e ainda alguns ovos cozidos.



           Fornos solares em funcionamento. 


Estufado vegetariano feito no forno solar. 



Almoçando a refeição solar.

Sem comentários:

Enviar um comentário